O premiado restaurante Borgo, que ganhou fama pela cozinha autoral e pela ambientação agradável numa simpática casinha na Mooca, em 2022 veio para Santa Cecília.
O projeto do novo Borgo Santa Cecília metabolizou essa história criada por Matheus e Bianca, misturando com os ingredientes do local para onde se mudou: um bairro denso, de muitos edifícios com térreos ativos, ruas vivas e boêmias.
O restaurante ocupa o térreo de um pequeno edifício comercial, totalmente aberto para a rua. A cozinha fica no fundo do espaço, aberta também, mediada por vidros coloridos.
A divisão entre o restaurante e o hall do edifício foi feita através de Cobogós, levando a luz natural do salão gentilmente ao hall da parte comercial, e criando um elemento forte no novo espaço que conversa com a história das casas de meados do sec. XX onde começou a história do Borgo.
Mesas e balcão de Granilite reforçam esse diálogo e ambientação.
Diversas prateleiras de madeira natural permeiam o ambiente, recebendo toda memorabilia divertidíssima da casa original, junto com uma série de fotos do fotógrafo napolitano Ciro Pipoli, remetendo à cozinha com inspiração do sul da Itália.
Um outro foco de destaque no restaurante é o bar, uma ‘nave/barco’ no meio do salão, em cerâmica e fórmica verdes, com o nome em Neon original neste ponto central.
Um parklet desenhado sob medida reforça a ligação com a rua e a cidade, atendendo o restaurante e também ao bar Bargo, no subsolo.
O antigo estacionamento do edifício foi convertido num bar especializado em drinks, com carta desenvolvida por Danilo Nakamura e Jotabê. O bar é um destino específico e um projeto autônomo (acesse via menu do site) mas absolutamente sinérgirco com o restaurante claro, e todos eles sinérgicos com Santa Cecília.
ÁREA CONSTRUÍDA:
200,00 m² BORGO
160,00 m² BARGO
ESCOPO:
projeto arquitetônico completo
acompanhamento de obra
FOTOS:
ana mello