Um edifício de 1936, projetado pelo grande arquiteto Rino Levi, em Santa Cecília, bairro central de São Paulo.
Com apenas seis andares, esta reforma ocupa um dos apartamentos no último andar deste prédio.
Como muitos prédios mais antigos de São Paulo (e inclusive na reforma STC que fizemos a poucas quadras desta obra), estas ‘coberturas’ tem telhado cerâmico e tesouras de madeira acima de estuque (tipo de forro antigo feito com argamassa).
Ao retirar o estuque, somamos esse espaço ampliado ao pé-direito original de pouco mais de 3 metros, criando uma espacialidade generosa e dois pequenos mezaninos: uma brinquedoteca e um depósito.
O andar tipo tem quatro apartamentos de 100m2. Este último andar tem dois apartamentos de 200m2, mas, sendo a infra estrutura definida pela lógica dos andares tipo, a planta é inusitada: sala e cozinha no centro do apartamento, quartos em ambas as extremidades, espelhando a solução dos apartamentos abaixo. Pais de um lado, filhos do outro, com sala íntima, estar integrado, canto de leitura e escritório no meio. A planta é muito otimizada assim, pela ausencia de corredores.
Com o trabalho da YCON no cálculo dos reforços estruturais, conseguimos deixar as tesouras do telhado mais leves, apenas com um tirante metálico na sua base cruzando o novo espaço.
Revigorando um clássico, em breve, centenário.
ÁREA CONSTRUÍDA: 230,00 m2
ESCOPO:
projeto arquitetônico completo
lighting design
desenho de marcenaria
acompanhamento de obra
COLABORADORES:
empreiteira: Torres e Miranda/Valter Torres
projeto de Reforço Estrutural: YCON engenharia
paisagismo: Florilda e Matildo
marcenaria: ArtMóveis
cozinha: Florense
iluminação: Reka / Lumini / Lemca
FOTOS:
Ana Mello